História! É porque gente por aqui viveu, joelhos se dobraram, lágrimas foram derramadas, vidas investidas para o louvor da glória de Deus. Ignore a história e a presunção tomará conta do seu coração. Continue a boa história da Igreja e Deus o recompensará!

 

Uma história projetada do coração de Deus para a cidade de Timóteo, construída a quatro mãos, da trindade Santa e um povo que se colocou, na visão de Pedro, como “a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. - 1 Pedro 2:9

 

A Primeira Igreja Batista de Acesita – PIBA, surgiu como fruto da ação missionária, da conversão de almas e da perseverança de homens e mulheres desbravadores e cheios da Graça do Pai... Há cinquenta anos!

 

O sonho de se ter uma igreja organizada era real o que aconteceu, efetivamente, em 25 de setembro de 1964, no Bairro Alvorada, fazendo com que a igreja recebesse seu primeiro nome: Igreja Batista da Alvorada.

 

No ano da celebração do seu jubileu de Prata, 1989, a igreja recebeu seu atual pastor Lélio Lopes da Silveira. Em 2008 chegou o Pr. Nícolas, atual pastor da juventude PIBA.

 

Em 1993 a PIBA abre as portas de seu espaço para oferecer à comunidade uma escola que seria a Escola Batista de Acesita utilizando toda a área da igreja. Com doze alunos em sua primeira matricula, tornou-se, nesses 20 anos, uma referência na cidade, centuplicando o número de alunos, abrangendo do maternal ao terceiro ano do nível médio.

 

A PIBA tem investido na área social, atendendo crianças e famílias com toda sorte de apoio humano, espiritual e material. A própria escola tem sido bênção nessa área também.

 

Enquanto isso, as igrejas se multiplicam em Timóteo. Aquele pequeno grupo de 72 irmãos, os fundadores da Igreja Batista da Alvorada, hoje se vê presente nas igrejas batistas da Convenção Batista Brasileira, em nossa cidade.

 

Falta-nos espaço para relatar toda história... O investimento da igreja na evangelização da cidade, na área social, nos projetos de rua, na capacitação de líderes, nos congressos, nos intercâmbios, nas experiências missionárias, nos encontros festivos e devocionais. A manutenção da Escola Bíblica, a ampliação para os pequenos grupos de comunhão, o trabalho incansável da juventude, o cuidado com as congregações e, sobretudo, os batismos – almas convertidas ao Senhor Jesus. Um povo em celebração, em adoração!

 

Nada acontece sem a motivação do Espírito Santo e a permissão do Senhor da Igreja, Senhor da História e o Rei de toda a Glória. Ele levantou pessoas para escreverem essa história dia após dia. São os diáconos, as diretorias, os professores da Escola Bíblica, os pregadores, os conselheiros, os visitadores, os músicos, os líderes de áreas, os integrantes de comissões e de grupos de trabalhos, as juntas da escola, os líderes de pequenos grupos, gente que contribuiu e contribui com tempo, dons e bens. Um povo que serve ao Senhor com alegria (Salmo 100.2).

 

Povo morada de Deus!

 

Mais uma vez, nessa história há joelhos que se dobraram e que se dobram, lágrimas e suor. Essa história foi escrita por gente que sofre e se alegra; gente que deixou um pouco do seu tempo e do seu dom e levou um pouco do companheirismo fraterno. Gente que sonhou os sonhos de Deus e os realizou, nos muitos ministérios da igreja, em submissão ao Senhor da Igreja – Jesus Cristo. Gente que, cheia do Espirito Santo, não deixou de usar de toda intrepidez para anunciar o evangelho, não negou seus recursos materiais e que procurou cumprir, do pacto da aliança, a expressão: sê tu uma bênção!

 

A dinâmica da igreja prossegue. Embora tenha uma estrutura a Igreja é, sobretudo, organismo vivo. Ela se move por ser habitação do Espírito Santo e caminha na direção de almas perdidas, sua vocação. A igreja olha permanentemente para o alto, adorando a Deus e a seu filho que um dia virá para levá-la.

 

Louvado seja o Senhor, Deus Singular!

Pr. Lélio Lopes da Silveira

Pastor Titular da Primeira Igreja Batista de Acesita

Rua José Geraldo Madureira, 21 - Centro Norte - 35180-040

Timóteo - MG - Brasil

contato@geracaotimoteo.com.br

+55 (31) 3849-9206

®© 2016 GERAÇÃO TIMÓTEO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. ALL RIGHTS RESERVEDS.